Educação patrimonial

Fröebel (1782-1825). Pedagogia Integral

Friedrich Wilhelm August Fröebel foi um pedagogo alemão, influenciado pelo método Pestalozzi, que desenvolveu propondo a criação do “jardim-de-infância”, através dum método integral.

Froebel teve uma formação religiosa (protestante) que marca a sua conceção pedagógica, marcada pelo respeito pela dignidade o educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade da pessoa, da sua liberdade e respeito pela diferença. O educador deve ser uma figura de referência para o educando, exigente e flexível, que guie a sua aprendizagem. O seu principal contributo para o método de Pestalozzi, com que trabalhou, passa pelo desenvolvimento do papel do educador, que deve acompanhar o crescimento dos alunos desde a infância até á adolescência.

Na sua teoria pedagógica, com base no Jardim de Infância, o educador desenvolve as diversas fases do crescimento dos alunos, que consoante cada fase de crescimento, apresentam interesse e necessidades diferentes. Assim, quando em 1837 surge o primeiro jardim, as crianças eram comparadas como rebentos de plantas de jardim, as quais deveriam ser cuidadas pelo jardineiro. Nesta fase as crianças exprimem-se sobretudo através da perceção sensorial, da linguagem e das brincadeiras. O professor deveria estimular a comunicação como forma de ligar a perceção na natureza à vida da criança. As várias fases de crescimento: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade, a maturidade eram importantes para a formação do individuo.

No desenvolvimento do método são relevantes três momentos ou operações de aprendizagem: a ação, que procura desenvolver a relação entre os meninos e os objetos, o jogo, onde o objeto é explorado de diferentes formas; e o trabalho, que confere sentido social à projeto de ação experimentado no jogo.

Entre vários os vários contributos de Fröebel, está a relevância do brinquedo com objeto de aprendizagem, a relevância das relações socias e familiares como papéis sociais, a a criação de módulos de aprendizagem, para a construção de jogos.

• O jogo é inato à crianças, pelo que pela brincadeira, o ato de brincar na criança é já é uma linguagem, pois através da ação apreende, usa uma linguagem gestual/corporal, incorpora sons, verbaliza emoções etc.
  • Na formação de brincadeira criou recursos para facilitar a expressões, através de “blocos de construção” usados para atividades criativas, como sejma papelão argilas, areias, etc.

As expressões através do desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram elementos importantes para a criança se conhecer

Muitas vezes os jogos de som e ritmo são o primeiro passo para a criança se reconhecer, para tomar consciência dos membros de seu próprio corpo, para depois construir sequências de movimento.

O método de Frobel valoriza também a histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza e o meio envolvente para reconhecer.

Fröebel afirma, na sua obra “A educação do homem” (1826):

“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana Auto consciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.”

Esse texto ilustra o conceito de ato educativo para Fröebel, onde cada objeto é simultaneamente una unidade e uma parte dum todo. Dependendo do campo de observação cada coisa (objeto) do mundo é uma unidade e uma parte do geral.

No campo da sociabilidade e das relações, o método de Fröebel é também valorizado para que cada criança compreenda que é simultaneamente um individuo autónomo (unidade) quando considerado em relação a si mesmo, e uma parte do todo (ator social) quando considerado em relação. Através destas relações o método ajuda a construir objetivos de ação social.

Princípios do Método Integral de Fröebel

• a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
  • o objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
  • o verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
  • na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
  • os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses de cada fase da vida da criança.
  • a grande tarefa da educação consiste em ajudar o homem a conhecer a si próprio, a viver em paz com a natureza e em união com Deus (a sua conceção de educação estava profundamente contaminada pela ideia religiosa)

A proposta educativa de educação integral, é por vezes caracterizada como um “currículo de  atividades“, onde partindo de jogos lúdicos se procuram criar aprendizagens significativas nas crianças.

A educação é vista com um processo de apropriação do real (o mundo), através do qual se criam ações transformadoras.

Por vezes é considerado um modelo educativo em espiral, onde os alunos, em contato com o mundo, desenvolvem várias experiencias significativas, traduzindo essas aprendizagens em diferentes formas de comunicação, partindo de forma simples, para as mais complexas, na qual se inclui o pensamento abstrato da matemática.

Dos contributos da pedagogia de Fröebel para a teoria do projeto destacamos:

• a dinâmica das aprendizagens do ser humano é dinâmica, criativa e relacional.
  • As aprendizagens desenvolvem-se por etapas, que estão relacionadas com capacidades cognitivas e afetivas, nas quais as desenvolvidas na primeira infância são essenciais