Categorias
Educação patrimonial Sem categoria

Platão e a Ideia de Paideia

Platão, filósofo da Grécia Antiga, desenvolveu a ideia de Paideia (παιδεία), que é usualmente referido como a base do sistema de educação grego. Paideia refere-se à criação de meninos, e a sua interpretação não é consensual. 

Na ideia de Paideia está incluída a ideia de transformação do ser humano através de atividades orientadas por adultos. Normalmente a atividade incluía a Ginástica, a Gramática, a Retórica, a Música e Dança, a Matemática, a Geografia, a História Natural e Filosofia, tendo como objetivo criar um cidadão capaz de desenvolver um papel ativo na polis (sociedade),

Cada uma das disciplinas, que eram exercidas em lugares próprios (ginásio, academia, liceu) eram presidida por uma musa. Um dos objetivos da Paideia era a apropriação dos usos e costumes da polis e a sua reprodução no jovens. Na Paideia a oralidade e o movimento tem uma pepel de comunicação muito exigente, envolvendo a memorização e a récita.

Muitas vezes os resultados da Paideia eram também apresentados à polis, em recitas, usando histórias tradicionais de carater lúdicos como obras. No nosso tempo a ideia de Paideia poderá corresponder à ideia de cultura, embora muitas vezes tenha sido usada como sinónimo de educação de jovens.

A ideia de Paideia é relevante para a pedagogia de projeto pois desenvolve a inclui as componentes performativas e artísticas como expressão da formação integral, bem como desenvolve o papel dos indivíduos na sociedade

Por Pedro Pereira Leite

Dinamizador do Museu Educação Global e Diversidade Cultural
Museu Afro Digital - Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.