Eduardo de Sousa Ferreira

Eduardo de Sousa Ferreira (1954 -2019) professor catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico de Lisboa, foi noas anos setenta e oitenta uma fugura de referencia nos estudos da dependência . Juntamente com André Gunder Frank e Celso Furtado eram leituras obrigatórias para os então jovens estudantes de História Económica.

Crítico dos sistemas de dependência económica, numa primeira fase aborda as problemáticas coloniais, para depois influenciar decisivamente os Estudos sobre o Mediterrâneo e as suas relações com a Europa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Portuguese colonialism in Africa: The end of an era : the effects of Portuguese colonialism on education, science, culture and information  (1974)
  • The European Community And The Mediterranean: Consequences Of The Second Enlargement
  • Uma boa parte do seu trabalho foi feito no CEDEP, Centro de Estudos da Dependência, mais tarde renomeado como Unidade de Investigação em Economia Internacional.
  • Portugal e o Neocolonialismo: Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1975.
  • Estruturas de Dependência. Lisboa : Iniciativas Editoriais, 1975
  • Origens e formas da emigração. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1976.
  • O Fim de uma Era, o Colonialismo Português em África. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1977
  • Hermes Revelado, Lições de Comércio Internacional (em co-autoria com Helena Patacco e Amadeu Paiva). Lisboa: Mc Graw-Hill, 1997