Leituras

Mashunamu Na Uhuro

Arte Makonde e História Política de Moçambique (1950-1974) de Lia Laranjeira

Publicado pela editora Intermeios, em Maputo que descobri na velha Livraria Minerva em Maputo, é uma publicação da tese de doutorado no programa de pós-graduação de História Social da Universidade de São Paulo.

É um livro interessante na medida em que faz uma leitura extensa e com sentido crítico do fenómeno da escultura Maconde em Moçambique. Aborda a pesquisas feita no tempo colonial a partir dos trabalhos do Museu de Nampula e das Campanhas do Antropólogo Jorge Dias nos anos sessenta.

Aborda ainda a questão social dos produtores de esculturas, na sua relação com a história social do grupo dos macondes, nos seus trânsitos de enfrentamento e resistência ao estado colonial. Aborda ainda o ativismo dos maconde no âmbito da guerra de libertação, a partir da Tanzânia.

Já no final aborda muito sucintamente questão simbólica do uso da escultura maconde como elemento identitário do Moçambique livre.