Billets

Museu da Mafalala – Maputo

Na concepção do museu há uma vontade de patilha com os museus de favela do Rio de Janeiro, em particular do Museu de Maré. São lideres comunitários os irmãos Rui e Ivan Laranjeira.

O novo edifício do museu, organizado por blocos de acordo com a organização espacial e de identidade do bairro, ainda em desenvolvimento, inclui área de exposição sobre a história da Cidade de Maputo, sobre a vida no bairro e dispõe de espaço para atividades artísticas. Tem ainda um espaço de residência e está previsto um espaço de cafataria e restauração.

No conhecido bairro da Mafalala, na cidade de Maputo, surgiu o primeiro museu comunitário de Moçambique. Dinamizado pela Associação IVERCA uma Associação Local de Turismo, Natureza e Cultura. A associaçºao tem vindo a dinamizar o Festival da Mafalala, tem organizados circuitos urbanos pelo Bairro e organiza residências artísticas.

Na Mafalala a população e constituifa por uma diversidade cultural apreciavel, encontrando se 28 linguas diferentes. Foi um espaco de resistência ao colonialismo. La nasceu a marabenta, a musica urbana de Maputo. José Craveirinha e Eusebio sao dois filhos do bairro.

Visitamos o museu a 20 de junho e fomos muito bem recebidos pelo Ivan e para Luísa que nos apresentaram o projeto inaugurado no passado dia 14 pelo presidente Nyussi.