Billets

10 de Maio de 2019  10:30h/17:30h

Auditório Professor José de Araújo,

Universidade Lusófona, Lisboa

O projeto piloto de Educação Patrimonial  enquadra-se no âmbito da Estratégia  Nacional para Integração das  Comunidades Ciganas (Ministério da  Educação/IGEC), numa parceria com a  Cátedra UNESCO da ULHT e os  Agrupamentos de Escolas: Alto do Lumiar,  Rainha D. Leonor (Lisboa) | Mães d’Água  (Amadora) | Santo António (Barreiro) |  Vale da Amoreira e a colaboração de várias entidades.

O projeto piloto de Educação Patrimonial tem como objetivo central colocar em destaque o valor e o poder educativo do património cultural, na adoção de estratégias ativas de contextualização curricular, na valorização e respeito pela diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, promovendo capacidades e atitudes de respeito pelos valores e tradições.

No dia 10 de maio de 2019, os Agrupamentos de Escolas envolvidos no projeto piloto de Educação Patrimonial (2018/19) vão realizar o Encontro Educação Patrimonial A voz das Escolas – com os seguintes objetivos:

-Apresentar e partilhar iniciativas e práticas de educação patrimonial realizadas nos Agrupamentos de Escolas do projeto piloto, nomeadamente com recurso a novos conceitos expositivos e recursos digitais de comunicação visual e de qualidade das exposições.

– Refletir sobre os processos e contextos das práticas de educação patrimonial: a educação como laboratório da cidadania e da diversidade cultural.

–Criar redes de partilha de conhecimentos e experiências que promovam dinâmicas entre contextos institucionais e comunitários e o sucesso dos projetos.

Programa:

10:30h – Sessão de abertura – Mário Moutinho, Reitor da ULHT, Lisboa e Pedro Abrantes, Assessor do Ministro da Educação

-Apresentação do projeto Educação Patrimonial e dos documentos de suporte – ME/IGEC

– Visita orientada das exposições

12:00h – Almoço livre

14:00h–– Apresentação dos projetos dos Agrupamentos de Escolas: Alto do Lumiar, Mães de Água, Sto. António do Barreiro, Vale da Amoreira, Rainha D. Leonor (EB. Sto. António)

16h – Intervalo

16:15h – Mesa temática: outras experiências

Sónia Matos – AMUCIP

Helena Pinto – CITCEM (Univ. Porto)

Câmara Municipal do Seixal (a confirmar)

– Debate/ reflexão – moderação, Luisa Janeirinho