Billets

Politicas Culturais em Portugal I: A Festa revolucionária

O Programador cultural António Pinto Ribeiro em janeiro de 2019, num seminário realizado no Instituto Camões, fez um ensaio sobre a periodização sobre as políticas públicas para cultura[1], onde fala de 4 ciclos, a saber: o Primeiro ciclo “a arte fascista faz mal à vista”, entre os anos 74 e 76, cobrindo o período revolucionário. Seria seguido por um segundo ciclo de institucionalização democráticas entre 76 e 89, que seria caracterizados por um controlo do estado sobre as instituições culturais e a criação de grandes equipamentos. O terceiro período, já em plena integração europeia, caracterizado por uma procura de internacionalização, entre os anos 90, até ao início do milénio; e finalmente o 4º período, que chama de cosmopolita, o atual. De seguida retomaremos a sua análise, mas faremos cruza.la com uma leitura crítica, inspirada em trabalhos de Eduarda Dionísio[2] e nem algumas experiencia observadas. Ainda daremos conta de uma análise dos tempos contemporâneo, na medida em que a crise da dívida dos últimos anos tem algumas características que interesse pensar, nomeadamente qual o papel do estado na cultura e as questões da dignidade do trabalho criativo. A que damos o nome de “Da euforia revolucionária aos impasses da democracia: Meio século de políticas culturais públicas em Portugal”. É um trabalho que continuará o seu curso, em cruzamento com a economia e outra leitura críticas.

[1] António Pinto Ribeiro, in Jornal de Letras, 30 de janeiro 2019, p. 4

[2] Dionísio, Eduarda (1993). “Títulos, ações, obrigações: a cultura em Portugal, 1974 -1994”. Lisboa: Edições Salamandra. E “Práticas culturais» in REIS, António (coord.). Portugal: 20 anos de democracia. Lisboa: Temas e Debates, 1996, onde traça uma evolução das práticas culturais em Portugal desde a Revolução do 25 de Abril até 1993.