Billets

Encontro de Educação Patrimonial “A Voz das Escolas”

Dia: 10 de Maio de 2019, das 10:30h/17:30h

Local : Auditório José de Araújo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

O projeto piloto de Educação Patrimonial tem como objetivo central colocar em destaque o valor e o poder educativo do património cultural, na adoção de estratégias ativas de contextualização curricular, na valorização e respeito pela diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, promovendo capacidades e atitudes de respeito pelos valores e tradições.

No dia 10 de maio de 2019, os Agrupamentos de Escolas envolvidos no projeto piloto de Educação Patrimonial (2018/19) – Alto do Lumiar, Rainha D. Leonor (ambos em Lisboa); Mães d’Água (Amadora); Santo António (Barreiro) e Vale da Amoreira vão realizar o encontro Educação PatrimonialA voz das Escolas com os seguintes objetivos:

– Apresentar e partilhar iniciativas e práticas de educação patrimonial realizadas nos Agrupamentos de Escolas do projeto piloto, nomeadamente com recurso a novos conceitos expositivos e recursos digitais de comunicação visual e de qualidade das exposições.

– Refletir sobre os processos e contextos das práticas de educação patrimonial: a educação como laboratório da cidadania da diversidade cultural.

– Criar redes de partilha de conhecimentos e experiências que promovam dinâmicas entre contextos institucionais e comunitários e o sucesso dos projetos.

O projeto piloto de Educação Patrimonial enquadra-se no âmbito da Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas (Ministério da Educação/IGEC), numa parceria com a Cátedra UNESCO – ULHT, os Agrupamentos de Escolas e a colaboração de várias entidades.

Comissão Organização

Ministério da Educação/IGEC

Cátedra UNESCO “Educação Cidadania e Diversidade Cultural”

Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar – Lisboa