Billets Cidade Mundo

Sobre a Questão da Arte Pública e a Diversidade Cultural

AdicionarParágra

Em 2011, a propósito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, o Centro do Património Mundial da UNESCO organizou uma conferencia para discutir a questão a Arte Pública.

A conferência com o nome “Qual o destino da Arte Pública?”  reuniu vários atores com intervenção na arte contemporânea,  para discutir os seguintes assuntos:

• A criação do espaço urbano
  • Percepção pública da arte pública no contexto urbano contemporâneo
  • A necessidade de preservar a arte pública
  • • Os impactos económicos e sociais da Arte Pública

O conceito de “arte pública” é uma noção fluída, que a UNESCO considera como “referindo-se a obras de arte originais usando qualquer meio artístico,  numa  localização temporária ou permanente, em espaço exterior ou interior , acessível ao público, e que procura valorizar o espaço e a comunidade, apresentando  significado particular no domínio público“.

Com este colóquio a UNESCO procurou debater as questões da preservação das obras de “arte pública”, tendo em atenção as questões de financiamento e intervenção dos poderes públicos e a formação de políticas públicas.

Simultaneamente a UNESCO procurou desenvolver uma discussão e reflexão sobre o modo como as comunidades urbanas enfrentam as questões da modernização dos espaços e o seu impacto nas identidades das cidades históricas e centros alvo de pressões económicas e sociais.

fo