Quais são as competências básica que o ser humano deve dominar para viver com Dignidade, para ser ativo na construção dos seus percursos de vida e desenvolver de forma adequada as suas relações com o outro e com o mundo?
Quais são os lugares de aprendizagem dessas competências básicas?
Antropologia de Steiner procura dar uma resposta a estas questões através da pedagogia Waldorf.
A pedagogia tem por base as seguintes questões:
- Como fornecer conteúdos significativos.
- Como
criar entusiasmo.
- É necessário criar entusiasmo (motivação) para aprender.
- Como
favorecer o deslumbramento,
- O deslumbramento é uma revelação
- atitude Franciscana de contemplação da maravilha do mundo.
- Como
construir uma narrativa sobre o mundo
- A arte como narrativa do mundo em todos os conteúdos
- conduzir à descoberta do belo e do sentimento (a revelação)
10 PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RUDOLF STEINER
Rudolf Steiner criar a sua antropologia pedagógica a partir dum método de 10 princípios, que ficaram conhecidos como “a pedagogia Waldorf”. Desenvolvido a partir de 1919, o método é aplicado em mais de meia centena de países em escolas de iniciativa da comunidade e é pensada para os primeiro anos de formação até à idade adulta.
Princípios do método educativo
1. Educação adaptada ao aluno que evolui com as suas necessidade
A educação deve ser adaptada às necessidades educativas das ciranças. A educação da criança deve ajudar a criança a entender o seu papel no mundo e deve partir das suas necessidades a cada momento.
A pedagogia waldorfiana é contra a educação bancária que acumula conteúdos definidos pela sociedade.
2. Relevância da arte na narrativa do mundo
A pedagogia waldorfiana dá relevância à estética e procura equilibra a lingugam artísticas com aprendizagens recinais e cognitivas. A educação deve ser artística”.
3. O amor pela natureza
A pedagogia Waldorfiana procura partir do meio ambiente e da natureza para fazer perguntas de aprendizagem. O ambiente rural é um espaço adequado para a escola. A escola deve ter um espaço para a agricultura e deve procurar criar aprendizagens a partir da dinâmica da natureza.
4. Inteligência das mãos
AS aprendizagem das praticas da pedagogia waldorfiana estão ligadas a tarefas concretas e manuais. O processo de aprendizagem organiza-se a partir de oficinas criativas com abordagens artísticas. O objetivo das atividades pratica é desenvovler a coordenação entre as mãos e o cérbero e a visão que implica uma grande atividade
5. A relevância da imagem
Até os 12 anos a crianças dominam mal conceitos abstractos. A imagem são muito importantes para desenvolver a capacidade de observação e permite criar, a partir da sua leitura, actividades de aprendizagem e reconhecimento do mundo que estimulam a capacidade de representação.
6. Relevância dos contos tradicioanis maralvilhosos
A oralidade e os contos tradicionais sobre o maravilhosos trazem histórias de vida e experiências vivenciadas pelas comunidades permitem a cada criança enfrentar situações de vida ao longo do processo de aprendizagem. Para além da sua cpacidade de atração, os contos maravilhosos ajudam a trablahr as emoções e a desenvolver a imaginação.
7. As bonecas
Na pedagogia waldorfiana há sempre a presença duma boneca, feita à mão com traços imprecisos A boneca ajuda a estimular a imaginação, ajuda a trabalhar as emoções e cria uma mediação da criança consigo mesmo.
8. Pedagogia como processo de transformação
O crescimento da cirnaça é encarado como um processo de transformação. Desse modo, a todo o momento as necessidades da criança vão-se transformado. O seu contato com o mundo vai criando novas necessidades. quando enfrentam obstáculos cria-se um processo de transformação que gera novas aprendizagens.
9.O lugar do Jogo e da dramatização
Os seres humanos aprendem por imitação. A representação pelas ciranças de jogos e papeis sociais ajuda a encontrar u seu lugar no mundo e a interpretar-lo.
10. Professores são educadores
O professor é um mediador entre os processos de aprendizagem dos seus alunos e os seus interesses. Compete-lhe observar as necessidade de cada um e do grupo, e propor ou sugerir atividades individuais e de grupo adequadas, e acompanhar esse processo de evolução.