Os dias de Marvila – Cultura na Rua
“O Teatro Maria Matos e a Biblioteca de Marvila são vizinhos, localizados em freguesias limítrofes, a menos de oito minutos de distância de carro ou de comboio. Durante três dias, juntam-se para oferecer um programa cultural para os habitantes das Freguesias de Marvila e Alvalade e de toda a cidade de Lisboa.
Topias Urbanas é uma oportunidade para entrar de forma inesperada nos espaços da freguesia de Marvila. São três dias de performances, caminhadas, conversas, jogos e projeções de vídeo, concebidas por um grupo de artistas, arquitetos e cientistas sociais que durante 10 meses frequentaram este lugar e trabalharam em grande proximidade com alguns dos seus habitantes. Cruzando olhares, inquietações e imaginários, construíram um percurso multifacetado pela memória e pela singularidade das ruas, praças, hortas e bairros desta freguesia.”
O teatro Maria Matos foi recentemente alvo de uma concessão de exploração
A biblioteca de Marvila é um equipamento público inserido num bairro em profunda conversão urbanística.
A observação dos processos de programação deste equipamentos culturais na cidade é importante para entender a questão das políticas públicas culturais para a cidade.