DEBATE do MINOM Portugal – 26 maio Sobre o Museu da Interculturalidade

A Direção do MINOM Portugal, face ao debate que se tem realizado nas redes sociais, sobre a proposta do novo Museu da Interculturalidade em Lisboa, vem propor um debate no próximo Sabado dia 26 de Maio  às 15 horas, no Museu de História Natural.

Trata-se duma feliz iniciativa, que certamente permitirá os participante um dialogo aberto sobre esta relevante questão.

Transcrevo a carta convite:

Caras amigas MINOMIANAS e caros amigos MINOMIANOS

Perante o aceso debate nacional em torno da criação do futuro Museu da Interculturalidade/  Descobertas / Descobrimentos/ Viagem / do Mundo…, e considerando que o MINOM deve contribuir para esta reflexão e marcar a posição do Movimento, está marcado um Encontro Debate para o dia 26 de maio (sábado), no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a partir das 15:00 horas.
Para uma panorâmica geral das ideias que estão a circular, envio um documento onde reuni alguns artigos de opinião que sairam na imprensa e no facebook nas últimas semanas.
Caso tenham mais documentos por favor partilhem.
Saudações museológicas
A coordenação
Aida Rechena
César Lopes
Fernando João Moreira”
O documento base para a discussão é a proposta da Professora Matilde de Sousa Franco, publicado no jornal “Observador” de  de 24 de Março de 2018 com o título “Museu da Interculturalidade e não Museu das Descobertas” .
Ao longo dos dois últimos meses tem vindo a públicos vários textos em outros jornais, que tem dado conta do debate sobre a questão.
Veja- se por exemplo o artigo no expresso .

A controvérsia sobre um Museu que ainda não Existe. Descobertas ou Expansão?”