IV CEAM

Apresentação

Em 2008 realizamos no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, o I Curso de Estudos Avançados em Museologia (I CEAM); em 2011 fomos para Salvador e em parceria com a Universidade Federal da Bahia realizamos o II CEAM; em 2015 levamos o III CEAM para Porto Alegre e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul realizamos mais um curso de excelência. Os primeiros doutores brasileiros em Museologia foram formados pelo CEAM. Ao longo desse tempo e no âmbito do CEAM já formamos mais de 10 doutores e muitos outros estão em processo.

Em 2018 vamos comemorar os 10 anos do I CEAM e realizar o IV CEAM na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma realização conjunta do Museu da República/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Museu da Maré/Centro de Estudos e Ações Solidárias (CEASM) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), com o apoio da Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT, da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ), da Associação Brasileira de Museologia (ABM), do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), do Museu Vivo de São Bento (MVSB), do Museu de Favela (MUF), do Museu das Remoções (MR) e do Museu Histórico Nacional (MHN).

Calendário, dias e horários

O IV CEAM acontecerá no período de 1º a 30 de agosto de 2018, com aulas intensivas no horário das 9 às 18 horas. A princípio um sábado estará ocupado e três sábados estarão livres.

Encaminhamento para o doutorado

Os certificados de conclusão do Curso de Estudos Avançados em Museologia (IV CEAM) permitirão o aproveitamento integral de disciplinas para os estudantes portadores do grau de mestre prosseguirem seus estudos no Programa de Doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (ULHT), Portugal.

Unidades Promotoras

Museu da República e Museu da Maré

Dra. Judite Santos Primo (ULHT)
Dra. Maria Helena Versiani (MR/IBRAM)

Dr. Mario de Souza Chagas (MR/IBRAM/UNIRIO)

Dr. Vladimir Sybila Pires (UNIRIO)

Objetivos

Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e para a atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa;

Desenvolver estudos e pesquisas no campo dos Museus e das inter-relações entre memória, patrimônio e cultura, com atenção especial para o diálogo com a denominada Museologia Social ou Sociomuseologia.

Público-alvo

Profissionais de museus; de instituições de memória, patrimônio e cultura; gestores culturais, professores, pesquisadores, profissionais das áreas das ciências, das artes e das tecnologias.

Pré-requisito

O candidato deve possuir título de Mestre ou estar matriculado em um curso de Mestrado. Neste último caso, deve apresentar carta de recomendação da Instituição em que está matriculado, assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Orientador.

Unidades Curriculares

A Função Social do Museu – 25h

Museologia e Questões Sociais Contemporâneas – 25h

Estudos Aprofundados em Museologia – 25h

Políticas Culturais e Museologia – 25h

Museologia e Educação – 25h

Museologia e Computação – 25h

Metodologia de Investigação em Museologia – 20h

Seminário de Investigação em Museologia – 10h

Total = 180 horas
Inscrições:

As inscrições estarão abertas de 28 de Maio a 20 de Julho.

Informações e inscrições através do e-mail: ivceam2018@gmail.com

Investimento:

1ª opção: R$ 3.210 em até três parcelas: a 1ª até 20 de junho, a 2ª até 20 de julho e a 3ª até 06 de agosto de 2018.

2ª opção: R$ 3.500 em até duas parcelas: a 1ª até 20 de julho e a 2ª até 06 de agosto de 2018.

DOCENTES INSTITUIÇÃO
Cleomar Rocha UFG